Wagner Araujo

As melhores pilhas do mundo

Certa vez, fui a Manaus/AM, no meio da Selva Amazônica para fotografar uma competição de cross triathlon (natação, moutain bike e corrida), ou triathlon off-road. Chovia muito, mas muito mesmo. Aliás, nunca tomei tanta água na cabeça como naquele dia. Com o céu muito escuro, a mata se tornou um verdadeiro breu. Daí a oportunidade ideal para usar bastante flash e conseguir imagens gritantes e agressivas, no estilo que eu gosto muito. De quebra a lama e a água davam um ar ainda mais “gritty” à cena.

Desde o início do dia, eu estava disparando meus flashes loucamente. Um remoto (Nikon SB-600), coberto com um saco plástico, e outro na câmera (Metz Mecablitz 50 Af-1). Levei comigo mais 4 sets de 4 pilhas recarregáveis, que havia carregado 2 dias antes, ainda em Belo Horizonte/MG, onde moro.

Fotografei a etapa da natação e da bike quase toda só com os conjuntos de pilhas que estavam nos flashes. No início da corrida, fui trocar as pilhas e vi que as novas estavam fracas. Testei as demais e idem. Comecei a ficar desesperado, pois era na corrida que esperava as melhores imagens. Fiz algumas exposições e depois bye bye flashes. Guardei um último conjunto de pilhas para emergências, em um só flash. Felizmente, consegui a foto que eu queria, mostrada abaixo. Edgy, gritty e agressiva. No entanto, fiquei dias pensando que poderia ter feito centenas de fotos mais interessantes e criativas com os flashes, a lama e a chuva, afinal, só tive luz para os primeiros colocados. Os centenas de amadores que vinham depois não foram capturados.

Depois desse dia, resolvi pesquisar mais sobre pilhas e descobri que havia uma opção interessante chamada Sanyo Eneloop. As pilhas recarregáveis, normalmente, anunciam a duração em termos de mAh (micro-amper/hora). Por exemplo, há modelos no mercado com 2.600mAh, que possibilita disparar 190 vezes um flash Nikon SB-910 a toda potência. O que eles não dizem na embalagem é que a carga não é mantida por dias e dias. Na verdade, nas pilhas recarregáveis comuns, a carga começa a se perder logo que você as retira do carregador.

A Sanyo Eneloop tem uma duração menor em termos de ciclos. Ela dispara um SB-910 165 vezes, mas tem uma enorme vantagem: você pode carregá-la e sua carga se mantém por mais de um ano! Isso significa que você pode deixá-las carregas e dentro dos flashes sem se preocupar se estão perdendo carga! Na verdade, ela já vem carregada de fábrica. É abrir e usar.

eneloop

A partir disso, tudo mudou. Comprei oito sets de Eneloops e mantenho-as carregadas. Na verdade, algumas delas nunca foram recarregadas, pois eu nunca usei. Para que esse sistema funcionasse, criei uma sinalização de pilhas cheias ou vazias nos cases. Se estão para cima, têm carga, se estão para baixo, não.

Nada melhor do que sair para uma viagem de semanas e nãos se preocupar com as pilhas para os flashes. Isso é especialmente útil quando se está em áreas remotas, sem muito acesso a energia elétrica. Um investimento com enorme retorno. Hoje em dia, uso as Eneloops até em controles remotos e mouses.

Bons cliques.

 

Categories: Tech

Comments 0

Leave a Reply: